top of page

Resenha - Pachinko 📚

  • Foto do escritor: Maggie Menina
    Maggie Menina
  • 20 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

Livro: Pachinko

Autor: Min Jin Lee

Editora: Intrinseca

Ano: 2020

Páginas: 528

3,5 ⭐


Pachinko é uma história que atravessa 4 gerações de uma família coreana por quase 90 anos, desde a ocupação da Coreia pelo Japão, até o final da década de 1980.


Sunja, coreana, apaixona-se por um homem mais velho, sempre presente no mercado local onde realiza as compras para a hospedagem da família. Esse relacionamento proibido afeta a sua vida e traz diversos impactos para a sua família, bem como das próximas gerações.


O livro contextualiza a vivência dos coreanos no Japão, que se mudaram em busca de oportunidades, mas acabaram segregados, destinados aos bairros coreanos de baixa renda e aos subempregos.


As dificuldades das famílias coreanas no Japão, mesmo as gerações nascidas em território japonês, causaram um grande conflito de identidade e pertencimento dentro do próprio país.


Os salões de Pachinko, um jogo de azar comum no Japão, representavam uma das poucas possibilidades de ascensão econômica para os coreanos, nem sempre acompanhada da ascensão social, por conta do preconceito enraizado.


O livro apresenta diversos personagens ao longo dos quase 90 anos, o que fez com que eu não me apegasse realmente a nenhum deles, mas todo o contexto histórico e político trazido pela autora fez com que fosse uma leitura bastante interessante e que valeu bastante a pena!


Recentemente foi lançada uma adaptação do livro para série pela plataforma da Apple TV+, mas ainda não consegui assistir para saber se foi uma adaptação fiel, mas estou bastante curiosa.



Comments


  • facebook
  • twitter

©2019 by Maggie Menina.

bottom of page