Mulheres no Cenário Nerd
- Maggie Menina
- 5 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
As mulheres têm assumido cada dia mais o cenário nerd ao redor do mundo. Seja por meio dos jogos, dos filmes e seriados ou por meio da literatura, não há como negar, estamos conquistando nosso espaço.
Alguns anos atrás, quando comecei a me aventurar no mundo do RPG, em 2011, meu grupo era predominantemente composto por mulheres (éramos em 4 mulheres e 1 homem). Como no início nossa realidade era mais concentrada em nosso grupo, achava uma realidade comum, quando na verdade não era, o que ficou evidente quando fomos a um evento pela primeira vez.
Nos primeiros eventos a que fui no Espírito Santo, pouquíssimas eram as mulheres além das do nosso grupo. Frequento os eventos desde 2013, e nunca tive muitos problemas relativos a ataques machistas ou misóginos nas mesas em que joguei, afora a estranheza inicial, nos primeiros eventos.
Aos poucos esse quadro foi mudando e a cada evento um maior número de mulheres presentes nos eventos.
Em alguns lugares, como São Paulo, porém, foi necessário criar eventos voltados apenas para o público feminino, como o Lady Lúdica, com a intenção de criar um espaço em que as mulheres possam jogar sem a necessidade de se preocuparem com possíveis assédios.
Esses eventos ainda são cercados de críticas, principalmente provenientes de homens, que não entendem a importância de termos um espaço em que possamos nos sentir confortáveis.
A literatura também tem sido muito marcada por mulheres que tem cada dia mais tomado seu espaço de direito. Com a publicação de Harry Potter, J. K. Rowling foi a primeira mulher a se tornar milionária com a publicação de livros, mesmo que para ser inicialmente teve que utilizar apenas as iniciais do seu nome, para que não fosse logo identificada como mulher.
Já Jane Austen foi uma importante escritora do século XIX que teceu diversas críticas à sociedade por meio de suas obras, constantemente carregadas de ironia.
No cenário nacional, tivemos Cecília Meireles e Rachel de Queiróz como escritoras bastante prestigiadas por suas obras, tendo inclusive seu reconhecimento por meio de diversos prêmios.
Atualmente na literatura brasileira temos diversas autoras nos mais diversos gêneros literários, como Carolina Munhóz, FML Pepper e Karina Heid no gênero fantástico, e autoras como Chirlei Wandekoken, Nahra Mestre, Cinthia Freire, Babi A Setti, Bárbara Machado e Ali Graciotte que possuem romances publicados.
Alguns seriados e filmes tem trazido personagens femininas fortes, como é o caso de One Day at a Time, que relata a história de uma mãe solteira com problemas de estresse pós-traumático decorrentes do período em que serviu ao Exército americano.
Em Greys Anatomy grande parte dos cargos de poder dentro do hospital são chefiados por mulheres, e mostra com bastante clareza que muitas vezes as mulheres devem ter o dobro do esforço para ter as mesmas oportunidades.
Do mesmo modo, em Gracie and Frankie as personagens principais mostram a força e a capacidade das mulheres na terceira idade, sempre com muita descontração.
Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas esse caminho se torna muito mais fácil quando percebemos a existência de tantas mulheres inspiradoras ocupando os mais diversos espaços!
Comentarios