top of page

Resenha - Mundo em Caos

  • Foto do escritor: Maggie Menina
    Maggie Menina
  • 21 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Livro: Mundo em Caos

Autor: Patrick Ness

Editora: Intrínseca

Ano: 2019

Páginas: 480

4,5 ⭐❤


Sinopse: Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.


Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?


Mundo em Caos foi minha primeira Leitura Coletiva de 2019, e eu não poderia ter começado de melhor forma. A Leitura Coletiva foi organizada pelos Instagrams da Nati (@livrosdanati), Thais (@pronomeint) e da Mel (@teawithmel).


A obra já havia sido publicada no Brasil anteriormente, mas com outro título, tendo sido relançado pela Intrínseca com uma capa maravilhosa. A minha leitura foi por meio do kindle, e o ebook também não deixou nada a perder.


O autor nos traz uma obra incrível, que te faz sentir os mais diversos sentimentos em relação aos personagens. Toda a narrativa se dá sob a perspectiva do personagem principal, Todd Hewitt, que é o único garoto que resta em sua cidade, e conta os dias para virar um homem.


O bom da Leitura Coletiva é que percebemos algumas coisas sob a perspectiva de outros leitores, e podemos pensar em pontos que muitas vezes passariam sem que fossem notados caso a leitura houvesse sido feita de forma individual, o que acrescenta muito à leitura.


Como se trata de uma distopia, o mundo em que se passa a história não é o mesmo que o nosso, mas a realidade dos personagens em muitos pontos coincide com a nossa própria realidade, e o autor teve a capacidade de criar uma narrativa que prende o leitor de uma forma que temos vontade de devorar a história.


Em um primeiro momento parece se tratar de uma história simples, apesar de muito bem narrada, mas enquanto discutíamos os capítulos fomos percebendo as diversas críticas trazidas em vários detalhes da trama, como a respeito da possível ligação do Ruído com a inteligência emocional dos personagens, bem como questões sobre lealdade e a construção da própria sociedade.


O livro terá uma adaptação para o cinema, e o personagem principal será interpretado por Tom Holland. Estou esperando ansiosamente tanto pela continuação do livro, quanto pela estreia do filme, que ainda não possuem data de lançamento no Brasil, nem data de estreia, respectivamente.


Comments


  • facebook
  • twitter

©2019 by Maggie Menina.

bottom of page